Rádio Adorai

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Saia da caverna!


 DO DESERTO À CAVERNA

(texto 1 Reis 19) A momentos na vida do homem que tudo parece perdido, dificuldades, dissabores. Um sentimento de abandono toma conta do coração, abate a alma e o espirito.

Se passar pelo deserto, muitas vezes sozinho, já não fosse o bastante, a vida dos mostra que há ainda provações para serem superadas, que não foram vividas.

Ao atravessar o deserto, nossa alma, no espírito, enfrenta as batalhas e segue adiante, mas de tanto lutarmos, é normal em que determinado momento de nossa caminhada soframos o peso destes ataques e venhamos a nos abater. Isso é ser humano, isso é ser frágil, isso é ser pecador, isso é depender da graça de Deus!

Elias, em sua vida, depois de enfrentar grandes inimigos, batalhas e vencê-las, sofreu com o peso de tanta responsabilidade que lhe caia sobre os ombros, e as consequencias de servir a Deus, e diante da sua humanidade sucumbiu aos sentimentos que são naturais do ser humano e que são herança da nossa natureza carnal e pecaminosa: o medo, o desânimo, o sentimento de se encontrar perdido, solitário sem saber para onde ir.

As ameaças, que muitas vezes não são de morte como as que aflingiam Elias, se apresentam na nossa vida, como a responsabilidade de sermos um bom pai, um bom esposo, um bom cristão, um bom chefe de família e assim vai. Muitas vezes, a nossa própria auto crítica nos impõe estas ameaças que nos fazem sucumbir diante de um horizonte que se apresenta para nós cheios de oportunidades e na qual não enxergamos.

Elias, após receber as ameaças de morte, fugiu para o deserto e desejou a morte (v.4). Na sua travessia de 40 dias e 40 noites pelo deserto, somente Elias e Deus poderiam saber o que se passava no coração daquele homem; assim só como Deus e voce, são capazes de dizer os sentimentos que estão povoando a sua mente e coração neste momento.

Após esta caminhada, Elias se dirigiu a uma caverna, a fim de se esconder. É assim que agimos quando nossas forças se vão, quando não temos mais ânimo para lutar, para seguir a diante. Nos isolamos numa caverna, e escondido de todos, esperamos que aquela tempestade passe, queremos fugir de tudo e de todos.

A primeira coisa que quero te dizer e te mostrar, é que não somos diferentes deste grande profeta de Deus. Você não é diferente de Ellias.

Na caverna, o SENHOR, diz a Elias: Que fazes aqui, Elias? (9)

O SENHOR te diz: O que fazes aqui?

Assim como de Elias, o SENHOR quer ouvir de você, o que te atormenta, o que aflige o seu coração, quais são os seus temores, medos e dissabores.

Nos versículos 11 e 12 vemos que diante de Elias, veio um grande e forte vento, terremotos e fogo, mas o SENHOR não estava em nenhum deles. Deus se apresentou para Elias como uma voz mansa e delicada, e é desta forma que Ele se apresenta à você também.

Mas não é fácil ouvir essa voz, quando os ecos da nossa alma gritam cada vez mais alto que não iremos conseguir, que não somos capazes. Tudo isto, porque demos ouvidos a voz do diabo que grita, esbraveja, tenta nos oprimir, nos ensurdecendo a ponto de não ouvirmos a mansa e delicada voz de Deus.

Que fazes aqui Elias?

Esta é a grande pergunta, que pode fazer você mudar a sua sorte ao encontra a resposta.

Confesse seus temores à Deus, rasgue o seu coração perante o SENHOR. Ele te fará voltar ao ponto de onde você caiu, ao ponto onde você parou de ouvir a sua mansa e delicada voz e veio a se perder nos caminhos enganosos do seu coração.

A força do SENHOR se aperfeiçoa na sua fraqueza, pois quando estamos fracos aí e que somos fortes, disse o grande pregador Paulo de Tarso.

O fato de não estamos ouvindo a voz de Deus neste momento, não quer dizer que Ele não está ali ou nos abandonou, Deus sempre está a cuidar de nós, ainda que não venhamos a saber.

Deus, tinha planos para a vida de Elias, e Deus tem planos para a sua vida!

O SENHOR tem promessas para a minha e para a sua vida, e o meu desejo é que esta ida à caverna, tenha servido para pararmos e voltarmos a ouvir a mansa e suave voz de Deus que nos quer guiar para uma vida de vitória, de paz e alegria.

SAIA DA CAVERNA!

Que Deus os abençoe!
Amém

Texto escrito por Klaus Khristie    

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página