Rádio Adorai

domingo, 23 de dezembro de 2012

A verdade revelada. parte I: casamento, divórcio e segundo casamento



O QUE DEUS PENSA SOBRE O CASAMENTO

Começamos o nosso estudo, te dizendo que Deus criou três instituições, são elas: a família, a nação e a igreja. Nós vamos falar aqui sobre a mais importante, pois é a base de tudo o que há em cima da terra e abaixo do céu, vamos falar sobre a família, pois família é um sonho um projeto de Deus. E embora muitos tentem dizer que a instituição casamento está falida, eu preciso dizer que isto é a pura mentira, só por uma coisa: Deus não erra projeto.
A instituição família começa com o casamento. E em Genesis 2:18 podemos ver o sonho de Deus em criar a família “E DISSE O SENHOR DEUS: NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; FAR-LHE-EI UMA  ADJUDORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE”.
Deus, não queria que sua criação, o homem vivesse só. Deus ao criar a mulher e assim constituir a primeira família, pensou em proporcionar à Adão uma companheira e cooperadora.
A família criada no Éden por Deus, seria o reflexo da vida do cristão, como igreja com Cristo.
Vemos isto, quando Deus em Genesis 2:24 e Mateus 19:5 ensina que o homem deixara sua família e apegar-se-á à sua mulher e serão ambos uma só carne; uma nova família.
Perceba que Deus ao criar a mulher para ser esposa de Adão, não possuía nome, ela era chamada por Deus de varoa (GN2:23) O que reforça a ideia de Deus, de serem os dois uma só carne.
O nome Eva, só surgiu após ao pecado, Genesis 3:20 “E CHAMOU ADÃO O NOME DE SUA MULHER EVA, PORQUANTO ELA ERA MÃE DE TODOS OS VIVENTES”.
É certo que o diabo tenta a todo o custo destruir a criação de Deus,e com o casamento, a familia, as investidas de satanás tem sido avassaladoras. Satanás tenta fazer crer que o casamento é desnecessário, uma coisa do passado. Se a família for destruída, a sociedade, a igreja será destruída, pois como já dito a família que temos, o comprometimento que temos com nosso cônjuge é reflexo do nosso comprometimento com Cristo, como Ele sendo o noivo e nós como parte da sua igreja, corpo de Cristo a noiva.
Preciso te dizer aqui, que ao contrário do que muitos pensam, que só tem valor para Deus o matrimônio constituído na sua presença, ou seja no religioso, o casamento civil, para Deus tem o mesmo valor e validade, por isso devemos honra-lo. As autoridades, são constituídas por Deus (Romanos 13).
Muitos crentes hoje estão vivendo uma vida de engano e pecado sem saber. Deus não institui nem aprovou a poligamia, pois criou uma só mulher para o homem. Deus é quem fez o matrimônio e ninguém deve separar.
Como já dito anteriormente, Deus usou a santidade do matrimônio para expressar a união de Cristo e a sua Igreja.
Sendo assim, união sexual não é casamento, o ato sexual veio depois. O casamento surgiu em Genesis 2:24, onde Deus os abençoou e depois disse frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.
Paulo em ICorintios 7 diz que o homem deve se casar para evitar a fornicação, sexo sem as obrigações sociais e morais não é legítimo. Se um homem ou mulher tiver relações sexuais antes do casamento, ele comete fornicação e ela prostituição, e isto é pecado. Nos versículos 1 e 2, Paulo nos diz que seria bom que o homem não tocasse em mulher, mas por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido.
Paulo ainda nos exorta em ICorintios 6:15-18 “NÃO SABEIS VÓS QUE OS VOSSOS CORPOS SÃO MEMBROS DE CRISTO?”        Todo aquele que flerta enamora o pecado se faz em pecado. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo, ou seja não envolve o seu corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
O adultério é um pecado. Não sabeis que o corpo do homem não mais lhe pertence, e sim a sua mulher. E mulher não sabeis mais que não tem domínio sobre o seu próprio corpo e sim o seu marido I Corintios 7:4.
A infidelidade conjugal, infelizmente tem sido cada vez mais comum, até no meio cristão. Marcos 10:12, diz que a mulher  que deixar seu marido e casar-se com outro, adultera, e ele se torna adultero com ela.
Com a queda do homem, surgiu o divórcio. Diz as escrituras, que no inicio Adão e Eva andavam nus e não tinham vergonha um do outro, isto, pois havia transparência entre o casal, nada lhes era oculto um do outro.
O divórcio não foi, não é e nunca deverá ser uma opção para o casal. A Biblia é clara em repudiar o divórcio. O casamento só tem fim com a morte. Qualquer segundo ou mais casamento constituído em condições que não tenha sido pela morte de seu cônjuge , está em desacordo com a palavra de Deus.
A carta de divórcio dada por Moisés a fim de justificar o divórcio entre os cristãos, foi dada, segundo Jesus, por causa da dureza do coração daquele povo (Mateus 19:3-9).
Romanos 7:13 “DE SORTE QUE SERÁ CONSIDERADA ADULTERA SE VIVENDO AINDA O MARIDO, UNIR-SE COM OUTRO HOMEM PORÉM, SE MORRER O MARIDO, ESTARÁ LIVRE DA LEI E NÃO SERÁ ADULTERA SE CONTRAIR NOVAS NÚPCIAS”.
Quando o novo casamento é adultero, ele se estabelece sobre um fundamento pecaminoso, e Cristo não pode participar de uma união pecaminosa.
De igual forma a união estável. I Corintios 7:9 “MAS SE NÃO PODEM CONTER-SE, CASEM-SE. PORQUE É MELHOR CASAR DO QUE ABRASAR-SE”. 
O Casamento nos tempos da ignorância espiritual; geralmente são aceitos pelo Senhor, por ocasião da restauração das vidas. As muitas misericórdias de Deus apagam definitivamente o  pecado, fazendo nova a criatura.
“Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.” (Rm 6:22)
Entre os que foram libertos do pecado e transformados em servos, inúmeros serão agraciados com a manifestação misericordiosa de Deus e abençoados em vossos casamentos.
É preciso, no entanto, que sejam desfeitas todas as maldições proferidas sobre esta união por cultos e religiões contrárias à Santa Palavra; o que eles chamam de bênçãos na realidade são condenações e correntes que aprisionam as pessoas, abrindo canais de acesso para a ação maligna. Após serem restaurados e lavados no sangue precioso de Jesus e aconselhável levantar a voz e declarar ao mundo espiritual a renuncia a tais costumes e práticas. É o momento de tomar a posse da bênção sobre a união!

Só em Cristo, podemos receber tudo o que Deus tem para o casamento. Porque Ele é o único que comprou de volta aquilo que foi perdido através do pecado de Adão e Eva.
Os casais de hoje não se dão conta que Deus, tem que ser o centro e o fundamento do casamento, da família.
Com o pecado, o casamento se deteriora cada dia mais, é um bichio corroendo pouco a pouco a unidade anteriormente existente, até que ela deixa de existir, e como Adão e Eva, passam a coser folhas para esconderem suas intimidades.
Tantas justificativas são dadas para o fim do casamento, mas digo que o casamento,a harmonia, o respeito, o amor, só acabam quando não há mais temor e conhecimento de Deus.
A Biblia diz: Pecais por não conhecer as escrituras.
O que Deus ajuntou não separe o homem. (Marcos 10)
Ao instituir o casamento, Deus deixa claro o seu propósito. A ALIANÇA.
Aliança esta que veio se revelar no sacrifício de Jesus na cruz do calvário.
Casamento é uma aliança feita entre duas pessoas na presença de Deus que se fez por testemunha.
Malaquias 2:14 “É PORQUE O SENHOR É TESTEMUNHA ENTRE VOCÊ E A MULHER DA TUA MOCIDADE...”
Mateus 19:6 “DE MODO QUE JÁ NÃO SÃO MAIS DOIS, PORÉM UMA SÓ CARNE. PORTANTO  QUE DEUS AJUNTOU NÃO O SEPAREM O HOMEM.”
Assim como o homem e a mulher se tornam uma só carne, assim também somos nós, Igreja de Cristo.
No casamento, assim como na igreja, homem e mulher, cada um tem o seu papel, e os dois unidos são mais fortes do que qualquer um sozinho.
Uma só carne, é o benefício da nova aliança. Sozinho Deus ordenou que Adão apenas cultivasse e cuidasse do jardim (GN2:15)
Juntos, Adão e Eva deveriam encher a terra, sub julgá-la e dominar sobre todos os seres viventes (GN1:28)
Sinergismo – o total é maior do que a soma das partes.
Deus sempre quis ser parte ativa desta aliança. Deus uniu dois seres, homem e mulher, com sentimentos, emoções tão diferentes com a finalidade de como já dito, mostrar que o todo é maior do que a soma das partes. E Deus quer participar desta aliança.
Eclesiastes 4:12 “E SE ALGUEM QUISER PREVALECER CONTRA UM, OS DOIS LHE RESISTIRÃO, E O CORDÃO DE TRÊS DOBRAS NÃO SE QUEBRA TÃO DEPRESSA”.
HOMEM +MULHER+DEUS
O casamento para ser santo e duradouro, necessita  que Deus seja o centro, Ele estabeleceu a união com um objetivo único, receber toda a honra e glória!  É inquestionável, portanto, a observação de todos os princípios e regras definidas na Bíblia para o bom andamento da união conjugal.  O lar deve ser consagrado a Deus; a leitura da Bíblia necessita ser em conjunto; a oração deve subir como aroma agradável; o sacrificar com jejuns de comum acordo; o culto familiar é indispensável; o ensino bíblico aos filhos um dever.
A separação, o divórcio, provoca a quebra desta aliança que é para sempre.
Jesus veio para restabelecer esta aliança. “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar orar,e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então  eu ouvirei do céus, perdoareis seus pecados e sararei a sua terra.” 2 crônicas 7:14
Não há casamento tão bom que não possa ser melhorado e casamento tão destruído que não possa ser restaurado pelo poder de Deus.
Em um casamento assim como tudo na vida, devemos escolher  o que semeamos, pois o que semearmos isto também  colheremos. Esta é uma Lei Espiritual.
Se semearmos intrigas, mentiras, individualismo, desamor, brigas, isso colheremos de nosso cônjuge, pois ele é o nosso espelho, é reflexo daquilo que somos, por isso não espere coisas boas se você só planta coisas ruins.
Se o seu casamento não está bom, não espere que o outro mude. Comece a mudança em você e os resultados serão surpreendentes.
Semeie gestos de amor, carinho, afeto, atenção, respeito e você terá tudo isto de volta do seu cônjuge.
Romanos 8:5-6 e Oseias 8:7
Porque tudo o que semearmos isto também colherá.
Com a nova aliança Deus nos deu o exemplo do perdão, oferecendo em sacrifício seu filho Jesus, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Com o perdão Deus abre os seus braços, aguardando ansioso nossa volta por meio de Jesus.
O casamento é um contínuo ato de exercício e prática deste perdão.
Entre dois seres tão diferentes emocionalmente, é natural que haja discordâncias, brigas, desentendimentos. “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”
O senhor nos impulsiona a praticar o perdão no nosso casamento assim como na nossa vida.
Se não perdoamos, em vão são as nossas ofertas de amor e sacrifício a Deus. Perdoar é um mandamento de Deus (Mateus 6:14-15)
O perdão deve estar no centro da conduta do cristão.
Devemos ter fé e confiança, que Deus tudo pode. As nossas impossibilidades geram as possibilidade de Deus. Deus só age naquilo que você não consegue fazer, no que cabe ao homem Deus não intervem.
Talvez seu casamento esteja fora dos padrões de Deus. Tenha fá, confie, ore ao Senhor entregue seu caminho à Deus e Ele o mais o fará.
Você deve buscar em Deus em sua Palavra as respostas para o seu casamento. Não há casamento tão perfeito que Deus não possa melhorar, Deus trabalha com excelência, e Ele tem o melhor para você, para a sua família.
Com o casamento Deus nos revela como tem que ser a nossa vida cristã, pois o casamento, homem e mulher, nada mais é do que a materialização terrena do casamento da igreja com Cristo.
O casamento é a possibilidade que Deus nos dá de nos aprimorarmos, para o dia da volta de Jesus, onde ele virá buscar a sua igreja.
No casamento exercitamos todas as virtudes que Deus deseja que o cristão salvo tenha.
O casamento é a preparação do cristão para o casamento da igreja do Senhor, que é a sua noiva, com Jesus.
Todos membros de um só corpo onde Jesus é a cabeça. Membros com funções diferentes mais unidas   em concordância para um bem em comum.
O casamento segundo o coração do homem é oriundo de diversos interesses, dentre eles a gravidez indesejada, paixão, o amor, romantismo, dinheiro, sexo, a beleza, o status. Devemos ter bem claro o que nos leva ao casamento. Quem se casa pra ser feliz está fadado ao fracasso, pois se casamos, casamos para fazer nosso cônjuge feliz.
Para terminar, o casamento tem como principio básico o acordo Amós 3:3 “PORVENTURA ANDARÃO DOIS JUNTOS, SE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO?”
Destacamos aqui dentre muitas três bases principais para o casamento:
RESPONSABILIDADE: implica em compromisso, aceitação de obrigações que são novas, diferentes e desafiadoras no casamento;
FIDELIDADE: para uma vida a dois ser bem sucedida este princípio precisa ser cultivado nas pequenas coisas, pequenos detalhes. Fidelidade é honrar o outro na ausência.
AMOR: o amor é tudo num relacionamento, quem ama se dá. Quem ama perdoa. Quem ama pede perdão.
Venerado seja entre todos o matrimônio, e o leito sem macula, porem aos que se dão a prostituição e ao adultério, Deus o julgará (Hebreus 13:4)
Famílias fortes
Igrejas fortes
Sociedade forte.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página