Rádio Adorai

domingo, 23 de dezembro de 2012

As ilusões do homem de hoje

Apocalipse 3:17-21

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono."

Este texto nos fala a respeito da situação espiritual do homem nesta hora. São muitas as dificuldades, que têm conduzido o homem desta hora para a perdição e morte espiritual. Em síntese podemos dizer que o homem se deixou iludir pelo inimigo. Ele se deslumbrou (palavra que o dicionário Aurélio traduz assim: 1. Ofuscar ou turvar a vista de, pela muita luz ou pelo brilho excessivo; encandear; translumbrar: 2 Perturbar o entendimento de 3. Causar assombro a; maravilhar, fascinar 4. Seduzir; fascinar).
O texto nos aponta a direção de Deus para revertermos esta situação de dificuldade em que o homem natural se encontra.O texto deixa claro que esta é a condição do homem porque falta entendimento espiritual. O homem não ouve, e quando ouve não consegue compreender os conselhos que o Senhor nos dá nesta hora.
O Senhor nos aconselha a comprar e é interessante esta palavra, porque ela nos fala de uma prática muito própria de nosso tempo: "comprar". Vivemos na era do consumismo desenfreado. algumas pessoas são compulsivas, são de uma voracidade leonina na hora de comprar.
Nós até poderíamos fazer um paralelo deste texto com o de Isaías 55:1-3 "Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências de Davi."
O homem quando esta em vista de fechar um negócio, por mais simples que seja ouve o conselho de muita gente, consulta muitas fontes, mas este mesmo homem não dá ouvidos aos conselhos de Deus, mesmo em se tratando do maior negócio de sua vida "sua própria existência", sua vida eterna. Com um detalhe, ele muitas vezes não atende a este apelo do Senhor, mesmo não precisando gastar um "tostão", que seja propriamente seu, para adquirir este bem tão precioso, pois o preço o Senhor Jesus já pagou com seu sangue.
Tudo isso porque Ele não entende, não alcança o valor deste "negócio" para sua vida. Ele não entende que neste negócio a razão humana não tem valor, pois o Senhor é o único que pode orientá-lo. Só a economia de Deus tem a fórmula capaz de levá-lo a solução do seu maior problema: "a morte". O Senhor é o único que o pode, pois Ele conhece melhor as necessidades do homem do que o próprio homem.
O 1º passo neste processo para alcançar este bem, é justamente enxergar sua condição, ter plena consciência de sua necessidade. É exatamente isso que o Espírito do Senhor começa a fazer no coração do homem, quando ele ouve a voz do Senhor.
Lembro de uma revelação que o Senhor concedeu a sua Igreja em um de nossos cultos. Naquela ocasião o Senhor mostrava que tinha subido à sua casa uma mulher que estava com o coração amargurado, cheia de dificuldades, mas não conseguia entender direito o porque daquele sentimento, e mais, procurava demonstrar às pessoas que estava tudo bem, mas um anjo se aproximava dela e lhe argüia sobre sua condição. A princípio ela dizia que estava tudo bem, mas como ele insistia perguntando, ela via que não podia esconder e nesta hora ela começava a chorar, entendendo o verdadeiro motivo de sua angústia.
Este é o primeiro passo: enxergarmos claramente nossa necessidade espiritual, nossa verdadeira situação. Neste texto o Senhor nos aconselha a comprar, dEle mesmo, três coisas: "ouro provado no fogo, para que te enriqueças".
Ao contrário do que o homem pensa, ele é, segundo a Palavra do Senhor, desgraçado, miserável e pobre, e cego e nu, ou seja, ele é carente em todos os sentidos. Só que ele não enxerga isso. Iludido, o homem pensa ser auto-suficiente, ser capaz de encontrar solução para todos os seus problemas por si mesmo.
O sinal lembrado mostra exatamente o contrário. O homem é completamente indefeso e incompetente quando se trata de vida, no verdadeiro sentido da palavra. Contra as mazelas espirituais, a situação do homem é de miséria total.
Aqui, nos lembramos da expressão do apóstolo em Romanos 7:24
"Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"
O ouro aqui nos fala exatamente da riqueza, majestade e poder de Deus, que é colocado a disposição do homem através do Espírito Santo. Através do Espírito Santo o homem pode adquirir a riqueza, a majestade e o poder de Deus para vencer o inimigo e alcançar a glória, a vitória e a vida eterna.
Vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez.
A nudez do homem nesta hora, nos fala de uma condição de desconforto em que ele se encontra, a mercê das intempéries e das agressões do clima. Nos fala também da exposição a que está submetida sua intimidade. Ao contrário do que homem natural pensa, ele não tem domínio de si mesmo, mas sua vida está exposta ao domínio do mundo. Mas, acima de tudo, sua nudez revela sua vergonha.
A condição do homem natural é de completa vergonha, ignomínia, desonra diante de Deus. Na condição natural o homem procura fugir da presença de Deus, se escondendo de sua face (como se isso fosse possível), assim como fez Adão diante do Senhor:
Gênesis 3:10 "E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me."

"Que unjas os olhos com colírio, para que vejas"

É preciso enxergar sua condição diante do Senhor. O problema é que o homem natural não percebe isso, ele não consegue se ver nu, pobre e desprezível em sua condição natural, pois ele se vê com os olhos da carne e não do espírito. É preciso ter olhos espirituais, que são alcançados pela operação do Senhor. Quando o homem ouve a voz do Senhor e dá lugar ao Espírito Santo de Deus, seus olhos espirituais se abrem. O Senhor passa do seu colírio em seus olhos e ele pode finalmente ver sua real condição.
O texto nos traz uma severa repreensão de Deus para o homem desta hora, mas Ele aponta uma possibilidade de livramento, de salvação. O alcance desta bênção depende de cada um de nós. Uma coisa é certa, não há maior privilégio do que este de ter o Senhor à nossa mesa (comunhão), em nossa casa (intimidade), nos guiando, nos dando vitórias, nos fartando e, finalmente, nos concedendo vida eterna.
É isso que o Senhor nos oferece e que o mundo não conhece. É bom estar na presença de Deus, Aleluia...
Esta é uma hora de decisão, de definição ao lado do Senhor. Talvez você esteja vivendo como o homem natural desta hora. Se isso for verdade, o Senhor deseja lhe conceder uma oportunidade. Ele deseja que você tome uma posição ao seu lado, abrindo o coração e deixando que Ele opere as mudanças necessárias à restauração de sua vida.
Que Deus nos abençoe e complete sua bênção em nossas vidas.

Amém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página